Uol: “Urubu que invadiu Maracanã no Fla-Flu de 83 vira troféu em casa de tricolor”

O Fla-Flu não é feito apenas dos artilheiros e dos gols que ficam eternizados nas memórias de rubro-negros e tricolores, que voltam a se encontrar para mais uma decisão neste domingo, às 16h (de Brasília), no Maracanã. Em 1941, por exemplo, os personagens foram os remadores do Flamengo, que corriam para apanhar na Lagoa Rodrigo de Freitas as bolas chutadas pelos jogadores adversários. O esforço foi em vão: título carioca para os atletas das Laranjeiras.

No dia 11 de dezembro de 1983, o protagonista do clássico válido pela fase decisiva do Estadual foi um urubu, ave que é mascote do Flamengo. A história foi eternizada no filme “Fla x Flu – 40 minutos antes do nada”, e os responsáveis pelo episódio deram seus depoimentos.

O torcedor Márcio da “Fla Angra” resolveu levar o animal escondido em um bumbo. No início da partida, soltou o urubu, que pousou no gramado do Maracanã e desencadeou uma caça. Depois de alguns minutos e muitas tentativas, o bicho foi capturado pelo lateral tricolor Aldo.

Márcio não sabia, no entanto, o destino do urubu. A ave foi levada para a administração do estádio e parou nas mãos do tricolor Heitor D’Alincourt, que empalhou o urubu e guarda até hoje a relíquia como um troféu.

“Não me lembro quanto dei para o garoto pegar o urubu para mim. Estava saindo para o Maracanã e veio o garoto com o bicho. Botamos em uma caixa de papelão, abrimos o surdo e colocamos dentro. Chegando na rampa do Maracanã vieram fazer a vistoria, aí pegaram o surdo para balançar, balancei a perna junto”, recordou Marcio, lembrando como conseguiu levar o animal ao estádio.

Para o desgosto dele, o urubu foi capturado e Assis marcou o gol da vitória aos 45 minutos do segundo tempo, o que tirou o Flamengo da disputa. Mas a história também tem seus vencedores, e Heitor D’Alincourt recorda com riqueza de detalhes a saga tricolor.

“Um amigo do meu avô disse: o urubu está lá. Aí um amigo teve a ideia de empalhar. A gente era moleque, empalhamos o urubu e ele ficava como um troféu. Foi legal, tiramos uma onda com os flamenguistas durante um bom tempo”, contou.

Após 26 anos sem decidirem um título, os adversários históricos medem forças mais uma vez. Quem entra para a história em 2017? O primeiro capítulo da final será contado logo mais no Maracanã.

Fonte: Uol

O post Uol: “Urubu que invadiu Maracanã no Fla-Flu de 83 vira troféu em casa de tricolor” apareceu primeiro em Coluna do Flamengo.



from Coluna do Flamengo http://ift.tt/2oUM371

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RESENHA: TIME RESERVA | NOVO MANTO | PATROCINADOR MASTER | THIAGO NEVES FALA DE ARRASCAETA

Flamengo renova contrato de Lee “ShrimP”, caçador da equipe de League of Legends

Torcedor fanático, Esquiva Falcão se irrita com o Fla: “Tenho que mostrar como é ir cima”

Você lembra? Confira imagens antes e depois das reformas no Ninho do Urubu

Últimos corpos de vítimas de incêndio no Ninho são enterrados nesta segunda

Canal do Blog Ser Flamengo vai entrevistar Zopilote