O que de fato vale a pena?
Caros Rubro Negros,
Lembre-se do gol do Rondinelli, no outrora charmoso Campeonato Carioca…de 1978. Das finais dos brasileiros dos anos 80. Da semifinal em 2 jogos contra o Galo, em 87. Evoque o Gol do Pet, em 2001, quando o Estadual já dava mostras de caduquice, mas ainda tinha valor. Rememore também algumas derrotas doloridas em grandes jogos. Faz parte. Vislumbre o Maracanã lotado, seja com mais de 100 mil pessoas como outrora ou com as 61 mil que lotaram no novo Maracanã no dia de ontem. Lembre do Campeonato Brasileiro de 2009, do jogo fora contra o Palmeiras, do jogo fora contra o Atlético MG, do jogo no Maracanã, contra o SP. Da Copa do Brasil de 2013, do gol do Elias, contra o Cruzeiro. Reviva o Santos 4×5 Flamengo, na Vila em 2011, afinal nem todos os grandes jogos valem um título. Lembre desses jogos marcantes.
Agora, lembre dos modorrentos jogos de Campeonato Carioca 2017. Vá para o de 2016. depois 2015, 2014 ,2013… Lembre da FERJ. Do Eurico. Lembre dos 3578 clássicos do campeonato estadual esse ano, clássicos que tem valor pela história dos clubes mas ficam apenas nisso. Lembre de como esses jogos foram enfadonhos. Lembre dos mais de 2 meses que jogamos esses jogos e também contra os “potentes” times menores do RJ. Lembra daquele 0x0 com o Vasco? E do 4×1 pra cima do… quem mesmo? Teve um jogo também contra os reservas do Botafogo, que pouparam jogadores para outro torneio. Ah, sim… teve também os jogos que nós poupamos jogadores para outros torneios. Lembre também dos jogos para 5 mil pessoas. Para 3 mil pessoas. Para 300 testemunhas, como foi Flamengo x Bangu em 2014. Lembre das semi finais para 21 mil pessoas num Maracanã vazio… Das finais de turno que valem uma taça que eu posso mandar fazer ali na “esportes esportiva esportes”, na esquina, mas não garantem sequer uma vaga na final do campeonato em si, um torneio que, por sinal, já deveria jazer em nossa memória, de forma nostálgica, contudo finita.. São cada vez menos terá jogos marcantes, daqueles que contamos para os filhos e netos, dizendo “Eu vi” e vez mais jogos sacais do tipo “queria não ter visto”.
Esqueçam por um momento as rivalidades regionais caducas. Esqueçam aquele bullying regional gostoso de se fazer, mas cada vez mais efêmero. Esqueçam que também somos vítimas desse mesmo bullyng quando não ganhamos, algo que é cada vez menos relevante quando o assunto é campeonato estadual.
“Ah, mas o Fla 3×3 Flu foi um jogo legal”. Claro. Foi legal. A cada 100 jogos do carioca uns 3 vão ser assim atualmente. “Ah, mas a final vai ser maneira”. Se nem a final do torneio, contra um adversário clássico, for interessante complica. Mas vejam… é pouco. Muito pouco para o tamanho atual do Flamengo e para nossas pretensões. É como um tubarão que vive numa piscina e aterroriza um peixe palhaço…
Vislumbre o futuro que você deseja para o Flamengo. E agora lembre do jogo de ontem, pela Libertadores. Primeira fase do torneio ainda. Um jogo onde sequer garantimos nossa classificação. Foi apenas uma vitória em casa. Obrigação certo? Mas quais “tipos” de jogos vocês querem ver o Fla jogar? Quais jogos vocês acham que o Flamengo deve jogar pra chegar aonde todos gostaríamos de chegar? Jogos como o de ontem ou jogos como os que vimos no Ferjão 2017? Qual torneio tem chance de proporcionar mais partidas emocionantes? O que é mais importante e empolgante? Lá no ano de 2035… O nosso 43º título estadual? Ou a nossa (quiça) 8ª libertadores? Nosso 14º Brasileiro? Qual desses títulos de fato eleva o status do Flamengo e nos coloca em um patamar mais alto? Qual deles fará você gritar até perder a voz, mesmo vendo pela TV? Qual deles é uma perda de tempo monumental? Qual deles fará você realmente fazer um bullying regional duradouro e fará com que você comemore além da segunda feira seguinte ao título? Desejem mais o que de fato vale a pena!
P.s: Claro que quero ver o Flamengo ganhar o jogo de domingo ao bater o Fluminense. Claro que a premiação do Carioca é um dinheiro que ajuda o clube. Claro que as rivalidades regionais tem seu valor. Claro que é sempre bom ganhar títulos, ainda mais pra esse time, esse técnico e esse elenco, cada vez mais encorpados e que ainda carecem de um título, até para que se tenha paz para trabalhar. Mas há de se ponderar o que é de fato importante e empolgante e o que é um mero capricho. O jogo de ontem foi importante. O jogo de domingo faz parte de um capricho, por mais caprichosos que sejamos. É disso que falo quando digo que o estadual vale cada vez menos e que faríamos bem em dar a ele o valor que ele de fato tem hoje.
Opine, elogie, critique…Participe!! E se você ainda não é Sócio Torcedor…faça o seu imediatamente!!! O seu maior benefício é ver um Flamengo cada vez mais forte!!!
Nota 0: Mancuello. Jogou na “posição de origem” e novamente muito pouco mostrou. Cada vez mais vejo como um jogador de segundo tempo. Infelizmente.
Nota 5: Gabriel. Não vou dar nota 0. Mas não deu pra fazer uma grande partida né? Ficamos novamente no Gabriel de 2015, 2016…
Nota 5: Muralha. Eu imaginei um jogo de 2 ou 3 oportunidades para a Católica ontem. E foi o que ocorreu. Imaginei que o Muralha pudesse brilhar em uma delas. Ficou pra próxima.
Nota 10: Márcio Araujo. A César o que é de César. Parabéns pela partida de ontem e pelo bom momento que vive profissionalmente. A despeito de todas as críticas sofridas, algumas justas e outras exageradas, ele soube manter o foco e tem sido muito útil a equipe, calando a boca de muitos, inclusive a desse colunista, em algum momento. E provando minha teoria de que nós, torcedores de sofá e afins sabemos muito pouco de futebol, no que tange a competitividade e ao lado sério do esporte.
Nota 10: Guerrero. Um Autêntico guerreiro em campo, atravessa sua melhor fase no Flamengo. Já vinha jogando bem, mas com a ausência do Diego, tomou conta do time. É participativo, procura o jogo, é referência técnica. Como ressalva, vale dizer que ontem poderia ter feito ao menos mais um golzinho. Ali pela 10ª finalização eu já tinha desistido de vez um gol dele ontem…Mas ta valendo!!!
Nota 10: Zé Ricardo. “Rodinei. Por que não colocou o… gol. Do Rodinei.” “Quatro laterais no jogo??? Ta maluco? Por que não colocou o…gol. Do Trauco. Um dos laterais.”. Parabéns Zé Ricardo pelo bom trabalho e por confiar nas suas convicções. Que venha o título domingo, que se não é um título do tamanho do Flamengo, será seu primeiro título profissional e dará um pouco de PAZ para a continuidade do trabalho. Como ressalva…o Gabriel tem mesmo que jogar?
Luiz Henrique Amorim
contato@colunadoflamengo.com
O post O que de fato vale a pena? apareceu primeiro em Coluna do Flamengo.
from Coluna do Flamengo http://ift.tt/2qEalV0
Comentários
Postar um comentário